sábado, 31 de outubro de 2009

Ensino fundamental em 9 anos

De acordo com a lei de número 11.274, aprovada em fevereiro de 2006, o Ensino Fundamental brasileiro passa a ter nove anos. Dessa forma, amplia-se a duração do ensino fundamental de oito para nove anos. As crianças, ao invés de entrar com 7 anos de idade, entram com 6. Outra lei, 11.114, de 2005, que alterava a LDB (Lei nº 9.394, de 96), já aceitava a matrícula de alunos com seis anos de idade no ensino fundamental. Os Estados e municípios terão até 2010 para se adaptarem à nova lei.


Com o intuito de incluir as crianças de seis anos no sistema educacional. Essa inclusão, é uma medida contextualizada nas políticas educacionais focalizadas no Ensino Fundamental.

Como eu disse anteriormente cursei o ensino fundamental em uma escola particular, portanto já estava inserida nesse sistema. Porém, esta mudança, ao meu ver, é absolutamente positiva para o ensino em escolas públicas, visto que o objetivo é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar e uma aprendizagem mais ampla, mas é claro respeitando a faixa etária, o desenvolvimento cognitivo, social e psicológico de cada aluno.

Perigos da mudança:

* Confundir 1º ano com a antiga 1º série;

* Mudar o nome e não mudar a proposta e adequa-la;

* Esquecer que esse novo aluno do 1º ano, é uma criança, e que o aprendizado dela deve ser baseada no lúdico, com brincadeiras

* Nortear o interesse dessa criança em relação a escola e o aprendizado;

* Não respeitar o desenvolvimento psicológico da criança, ingressando-a na escola precocemente;

* Os pais deixarem de educar essa crianças, achando que é tarefa somento do professor (Aliás, isso vale para todas as idades).

Pontos positivos:

* Processo de ensino-aprendizagem contínuo;

* Mais tempo de escolaridade aos estudantes brasileiros;

* Conteúdos aplicados de forma mais lúdica, valorizando as características de cada criança;

* Tentativa de resolução do problema da evasão escolar e da repetência;

* Melhoria da qualidade do ensino público;

* Entre outros.

Como já foi dito antes, a fase pré-escolar é de fundamental importância para a criança, que está no auge do seu desenvolvimento e descobertas, a família e o professor das série iniciais tem uma grande responsabilidade para com esse aluno.

Um comentário:

  1. Edna, você inicia bem a reflexão. Entretanto, quero fazer algumas observações que podem auxiliá-la no sentido de ampliar e dar coerência a esta postagem.
    1. No primeiro parágrafo, você afirma que o "Ministério da Educação lançou o programa de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos". Na verdade, não se trata de um programa, mas de uma lei (Lei 11.274) que institui a ampliação do ensino fundamental para nove anos, alterando a LDB n. 9394/96.
    2. Em relação aos "perigos"que você cita (interessantes), creio que seja importante colocar os argumentos que tratam das vantagens.
    3. Além disso, o documento discutido em sala apresenta alguns aspectos de organização do trabalho pedagógico, do currículo e outros que ajudam a pensar nesta ampliação...

    Pense a respeito e procure refazer esta postagem tentando incorporar estas observaçòes...
    Abs
    Ivan

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