segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Entrevista sobre o sistema ciclado de ensino


Segue abaixo uma breve entrevista feita em uma Escola Estadual em Duque de Caxias com a Pedagoga Eva da Silva sobre o impacto do sistema ciclado nas escolas.

*Na sua opinião qual é a maior diferença entre um sistema de escola seriada e o sistema de ciclado?
Eva: A escola ciclada está organizada em grupos de três anos para dar conta de um currículo. E a principal diferença do sistema de seriação e o de ciclos é a continuidade de conteúdos de um ano para outro.

* Quais critérios devem ser adotados para um bom desempenho do aluno numa escola com a organização em ciclos?
Eva: Que a estrutura escolar proporcione as mais variadas metodologias de ensinos para conseguir despertar no aluno o desejo de busca pelo aprendizado.

*Como é feito o planejamento e a metodologia de ensino no sistema ciclado?
Eva: Trabalho em duas escolas, cada uma delas planeja da melhor maneira possível a recuperação paralela só que ainda falta organização e apoio do governo para que possamos atingir as metas e os objetivos do sistema.

* Quais os critérios usados para definir as turmas, é feito por idade? Como acabar com a defasagem de idade/série?
Eva: o aluno deveria ingressar no ano apropriado a sua idade, porém é muito importante que haja acompanhamento desses alunos em outro horário, para auxiliar no processo de adaptação.

*E como definir as competências, incumbências e o perfil ideal do professor?
Eva: O educador deve ser dinâmico, criativo com muita vontade de ensinar e aprender, mas não deve ser sobrecarregado por isso.

* Qual a sua opinião sobre a organização do currículo escolar e sobre a proposta em ciclos?
Eva: A má organização curricular, a estrutura fechada da escola, a falta de conhecimento da sociedade em relação ao funcionamento da proposta em ciclos e a falta de apoio do governo prejudicam muito. O pior são os responsáveis que não entendem o sistema de ciclo e pensam que uma escola de qualidade deve ser seriada, somente porque reprova.

          Diante dessa entrevista concluo que as escolas ainda não estão preparadas para receber o sistema de escola ciclado, a pedagoga em qustão cita por várias vezes a falta de interesse do governo, que deveria ser o maior interessado no assunto. A implnatação dos ciclos tem comoum do seus objetivos diminuir a evasão escolar e a repetência, mas para que isso aconteça todos devem participar desse processo, governo, escola, entorno, aluno, professor e família, O projeto sem acompanhamento (fator essencial) deixa de cumprir seus propósitos. A Avaliação faz parte de um processo que esteja a serviço do aluno, as visões de avaliação devem ser cumpridas. Enquanto isso não ocorrer, iremos sempre nos deparar com professores insatisfeitos e estressados com as cobranças, e o pior sem esperança. O professor deve ocupar o papel de mediador e fomentar idéias, porém deve-se ter o apoio do governo em relação a estruturas, capacitações e motivação e o professor deve fazer a sua parte em trabalhar da melhor forma possível (mesmo sema estrutura adequada) motivando os alunos e repensando as ações da escola.

Deus

Um comentário:

  1. Gostei muito, e o governo é mesmo desinteressado mas, tambem ainda existe professor tradicional que não aceita o ciclo, esse pode ser tambem entre outros problemas que a escola ciclada enfrenta. Obrigado e Deus te Abençoe tambem.
    Prof. Paulo

    ResponderExcluir