quarta-feira, 7 de julho de 2010

Plano de aula - Educação para o trânsito - Filme "Carros"

TÍTULO: FILME “CARROS” – EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO


FAIXA ETÁRIA: 6 e 7 anos

CRONOGRAMA DE TEMPO ESTIMADO: 1 aula de 4 horas

DISCIPLINAS A SEREM TRABALHADAS: Ciências, História e Geografia

OBJETIVOS:

- Desenvolver atividades lúdicas.
- Identificar sinais e placas.
- Ler simbolicamente.
- Trabalhar com regras.
- Estimular a socialização e o trabalho em equipe.
- Trabalhar a coordenação motora e espacialidade.
- Desenvolver a consciência para o trânsito
- Trabalho em equipe
- Socialização
- Construção de valores.

RECURSOS OU MATERIAIS NECESSÁRIOS: DVD, filme, gravuras, cartolina, papelão grosso, canetinha, cola, giz de cera, tinta guache, pincel e tesoura.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 1

• Reunir a turma para a exibição do filme “Carros”;

• Fazer a introdução do filme, comentar sobre o que o filme irá tratar a sinopse do filme;

• Após a exibição do filme, conversar com os alunos se o filme lhes agradou, o que acharam mais interessante e o que tiraram de lição (trabalho em equipe, humildade, amor ao próximo etc.), focando sempre a cidadania;

• Construir e discutir de maneira conjunta com os alunos, conhecimentos básicos sobre poluição, e os impactos que a mesma pode trazer para o meio ambiente;

• Identificar alternativas ao uso do automóvel, discutir e analisar situações que requerem segurança;

• Indicar e problematizar os malefícios causados pelo rápido aumento do número de carros, que podem ser sentidos em diversos setores. Nas ruas sempre cheias, na dificuldade cada vez maior de circular a pé, no aquecimento global e na poluição do ar, que afeta a saúde principalmente de crianças e idosos;

• Explicar quanto ao respeito da sinalização e falar sobre os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua, como: observar as cores dos sinais e sempre olhar para os lados. Citar dicas de segurança em geral, utilizando gravuras como demonstração, como:

a) andar no banco traseiro;
b) dar dica para o adulto obedecer ao semáforo;
c) lembrar o adulto de verificar as condições dos pneus;
d) ficar atento, não distrair o motorista;
e) respeitar áreas de escola e hospitais, não jogar lixo pela janela;
f) ficar atento no trânsito, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e se vier carro, não passar;
g) respeitar o guarda de trânsito.

• Problematizar com os alunos os perigos de uma má sinalização, a incidência de acidentes, a responsabilidade do governo na manutenção das estradas e rodovias, levantar questões a respeito do filme em relação à omissão do governo quanto as estrada;

• Registrar um texto coletivo com os alunos a respeito de tudo o que foi vivenciado nas últimas aulas, onde eles poderão desenhar suas impressões e/ou o que mais lhes chamou atenção;

• Expor o texto no mural da sala ao alcance das crianças;

• Música: Trânsito

Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar
Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar

No vermelho, pare
No amarelo, atenção,
No verde, siga
Se, é a sua direção

Respeite as faixas e as placas
O apito do guarda também

Faça o trânsito andar
Não deixe a cidade parar

AVALIAÇÃO:

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o desempenho das crianças, o envolvimento e a participação das mesmas nas atividades propostas e no reconhecimento das placas e sinalizações de trânsito nas atividades propostas em sala.


Esse trabalho foi realizado a partir do texto: A Disneyzação da cultura infantil  do Henry A. Giroux pelas alunas: Edna Gomes, Noemi Cruz e Simone Nicolau.

2 comentários:

  1. Edna, o plano de vocês avançou bastante a partir da primeira versão, que já estava muito bom! Estabelecer um contato maior com os aspectos críticos defendidos pelas teorias críticas e pós-críticas do currículo enriqueceria este plano. De qualquer maneira, parabéns ao grupo pelo bom trabalho!

    Ivan

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  2. Bem legal, acho essencial usar assuntos da realidade das crianças para cumprir objetivos do currículo escolar. Esses exercícios são uma ponte interessante.

    Porém senti falta alguns objetivos de resultados mais palpáveis o que também resulta em critérios pouco objetivos para a avaliação. Isso deixa os alunos sem feedback, pode prejudicar a motivação deles e limita a possibilidade de melhoria do próprio trabalho em si.

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