sábado, 10 de outubro de 2009

Memorial



Bom, essa sou eu, com 6 anos de idade, com a minha primeira professora, a Tia Cleide. Estava na pré-escola. Estudei em um colégio particular chamado Centro Educacional Pedro de Souza. Importante..essa foi a minha formatura e estou com uma medalha de 1º lugar ... eu era uma ótima aluna..rsrsrssr.

Por isso, aproveitando a lembrança da minha pré-escola, quero agradecer ( além da minha mãe, minha grande incentivadora) a "Tia" Cleide pela excelente professora que foi, e com certeza continua sendo, pela dedicação, incentivo e compromisso com a educação.



22 anos depois e ela não mudou nada

No restante do primário tive muito incentivo por parte dos meus professores. Continuei sendo uma boa aluna, no final da quarta série minha ansiedade aumentou, pois não via a hora de chegar à quinta série... Iria deixar de ser criança, minha mãe não me levaria mais à escola, iria sozinha... Ahhhh ir sozinha para a escola... Agora eu ia ser do ginásio, participar das gincanas, do time de vôlei, da banda da escola... Era um sonho! Porém, ao chegar à quinta série vi que não era bem assim, a passagem do primário para o ginásio foi um choque, devido à quantidade de matérias, que eram muitas, o tratamento dos professores também era bem diferente, o horário também mudou, passei a estudar de tarde, os trabalhos aumentaram e a responsabilidade também. Tive alguns professores que não eram bons, não ensinavam direito, porém a coordenação da escola era bastante ativa e estava sempre muito atenta, logo tomava providências... Elizama era nome da coordenadora do ginásio, que inclusive é coordenadora da escola até hoje, muito rígida, na época causava medo, mas reconheço o quanto é profissional e preocupada com o bom andamento da escola, mas acima de tudo com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos.


Não posso falar do ginásio e não falar do professor de português, Marcos, excelente professor, dedicado, tem compromisso com a educação e parece amar o que faz, além de me fazer gostar muito de português, me fez apreciar boa música, na sétima série propôs uma atividade totalmente diferente para nós, colocou no quadro o nome de algumas pessoas (cantores) alguns já havia ouvido falar, outros não. Eram eles Caetano Veloso, Roberto Carlos, Ivan Lins, Gilberto Gil... Tinha que ser MPB, dentre esses cantores deveríamos escolher uma canção, formar duplas ou grupos e marcou um dia para nos apresentarmos cantando a canção escolhida. Essa atividade mobilizou toda a sala, como na época não tínhamos acesso à internet, eu e duas amigas apelamos para os nossos pais e vizinhos, ouvimos muitas músicas até escolhermos a que gostaríamos de cantar, uma vizinha me emprestou uma fita cassete com um especial do Roberto Carlos, a outra uma fita com o cd com várias músicas de MPB e finalmente escolhemos nossa canção, Maracangalha do Dorival Caymmi, ensaiamos vários dias, reformulamos o arranjo da música e nos apresentamos, foi tão bom que acabamos cantando mais de uma música. Foi um período maravilhoso apesar de a escola ser seriada ela se organizava como uma escola ciclada, pois se preocupava com a formação dos educadores, criava situações coletivas, propostas que uniam toda a escola e todas as matérias entre outras coisas, porém ela retia o aluno que não se “desenvolvia bem”, e a média era sete. Era e ainda é o melhor colégio do bairro, mas também o mais exigente em termos de nota.




No ensino médio estudei no colégio FLAMA, fiz o segundo grau em dois anos, técnico em processamento de dados, escolhi um curso profissionalizante para me preparar para o mercado de trabalho, realmente me ajudou, porém, hoje, vejo que poderia ter feito um curso de informática, Word, Excel e outros e ter aproveitado o segundo grau para me preparar para o vestibular, pois foram dois anos sem matérias como geografia, biologia, redação e outras matérias importantes para o vestibular.




Tinha o sonho de fazer odontologia, na época a segunda mais concorrida, perdendo apenas para medicina. Estudei abeça no último ano do ensino médio e no ano posterior quando fiz um cursinho pré-vestibular intensivo, mas não tive sucesso, tinha pontuação suficiente para passar para outros cursos menos concorridos, mas achei que se estudasse mais um pouco no ano seguinte conseguiria passar, mas comecei a trabalhar e tive cada vez menos tempo de estudar, acabei entrando para uma faculdade particular no curso de Administração de Empresas, não me adaptei, fiz dois semestres e meio empurrando com a barriga, não era o que eu queria, resolvi trancar a matrícula.

Fiquei alguns anos sem estudar, depois decidi prestar vestibular para jornalismo na UNISUAM, passei e ingressei na faculdade, amei o curso, as aulas eram fantásticas, aprendi muito, porém o dinheiro era a conta de pagar a faculdade, a distância era longa (Bonsucesso) o caminho era perigoso, as aulas acabavam 22h40m e eu era a única que morava em Duque de Caxias, chegava em casa todos os dias meia noite e tinha que acordar cedo no dia seguinte para trabalhar, foram dias cansativos demais. Resolvi trancar a matrícula mais uma vez.

Fiquei mais alguns anos sem estudar, tentando somente concurso público, decidi voltar a estudar, mas dessa vez em uma faculdade pública, sem passar apertos para pagar a faculdade. Conheci o CEDERJ um pré-vestibular comunitário e me matriculei. Como o curso funciona durante todo o sábado, perdi muitas aulas devido ao trabalho, mas estudava em casa e tirava as minhas dúvidas quando podia. Prestei vestibular para a UFRJ e para a UERJ, após passar para a segunda fase, tive que optar por um curso e para minha surpresa descubri um pólo da UERJ em Duque de Caxias, que na verdade já existia há muito tempo, mas eu não sabia, era perfeito por ser bem mais próximo da minha casa, a passagem seria mais barato, chegaria mais cedo em casa, menos perigoso do que o caminho que teria que fazer para chegar a UERJ do Maracanã, enfim, fiquei encantada e escolhi Pedagogia por ser ligado à educação, a pessoas, gosto de lidar com pessoas, além de ser uma área que vem se expandido e se destacando cada vez mais.

Chegando à faculdade, apesar de já ter iniciado duas outras faculdades, me deparei com outro universo de conhecimento, mais livre e exigente em relação as minhas opiniões e pensamentos a respeito de assuntos diversos, não só sobre educação. Encontrei professores que também são amigos e colegas de classe que em pouco tempo me cativaram e que apesar das discussões quando fazemos trabalhos em grupo rsrsrs, estão se tornando cada vez mais verdadeiros amigos que espero ter para o resto de minha vida.




É esse o meu memorial!

3 comentários:

  1. Amiga, seu blog tá o máximo! Boa sorte!
    Estes são os blogs que lhe falei pra mudar o visual quando quiser: http://layoutparablog.blogspot.com
    http://www.thecutestblogontheblock.com/
    eu particularmente achei o primeiro melhor, pois consegui me entender.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Edna, parabéns por ter iniciado seu portfólio eletrônico. Gostei muito do início do seu memorial... Sugiro que faça uma ampliação dele, apresentando toda a sua trajetória na escola. Lembre-se de refletir sobre os fatos pelos quais passou. Lembre-se de seus professores, das aulas, das atividades, da avaliação, da forma como a sala e aula era organizada, das pessoas... Coloque suas alegrias, suas tristezas (se existiram, claro), suas frustrações, suas superaçoes... Tenho certeza de que seu memorial ficará o máximo!!

    Até a próxima!

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Olá amiguinha... Adorei o blog... Em breve volto para ler seu post com calma... Beijooo

    ResponderExcluir