Em sala de aula tivemos uma atividade muito interessante sobre esses dois textos, o primeiro da Andréa Krug e o outro do Jefferson Mainardes. Nos dividimos em grupo e fizemos uma análise dos dois textos, onde o professor propôs passarmos as informações para o papel concluindo a atividade com uma apresentação dos dois grupos, segue abaixo o trabalho de um dos grupos:
Bom, os ciclos de formação como já foi dito, trata-se de uma nova visão da escola do ensino fundamental, visto que ela possui um olhar da aprendizagem, com ênfase na cidadania.
Professor - Pesquisador
O trabalho é feito em grupo tanto dos estudantes, agrupados pelas suas fases de formação, quanto dos docentes que compartilham a aprendizagem. O teor escolar é organizado através de pesquisa sócio-antropológica realizada na comunidade, relacionando questões e problemas vivenciados pela comunidade e a partir desta pesquisa é que são realizados os trabalhos na escola. É o professor- pesquisador. A relação de aprendizagem é construída com toda a escola e em relação dialética
“Não há ensino sem pesquisa , nem pesquisa sem ensino...”
Paulo Freire.
Planejamento
O planejamento é feito a partir da gama de atividades que possam surgir envolvendo os conhecimentos sistematizados com a realidade dos alunos e a partir das descobertas e interesses construídos por eles.
Formas de progressão:
Ao final de cada ano ciclo, existem três formas de progressão:
Progressão simples que é o avanço para o ano seguinte para o aluno que não aprsentou dificuldade durante o ano letivo;
Progressão com plano didático de apoio que inclui algumas atividades extras para alunos que tiveram dificuldade específicas;
Progressão com avaliação especializada que inclui atendimentos especializados, inclusive fora da escola, com o intuito de trabalhar as dificuldade de ensino-aprendizagem dos alunos.
Isso, sempre com muita discussão entre todos e uma constante avaliação da escola em relação ao seu trabalho e dos resultados alcançados.
Tradição X Inovação / Escola em ciclos X escola seriada
Na escola em ciclos a avaliação é apenas um dos instrumentos de avaliação, pois não define o conhecimento do aluno apenas através de uma prova. A preocupação é com a aprendizagem. O conhecimento formal deve ser articulado a partir dos saberes informais da criança.
A formação das turmas se dá por idade e não pelo conhecimento adquirido, respeitando a idade e o desenvolvimento da criança de acordo com seu nível indutivo é outra concepção da escola ciclada.
O acompanhamento do aluno ao longo dos primeiros ciclos é primordial para o sucesso desse sistema.
Ciclo não é exclusão , não é trabalho fragmentado, é como o nome já diz, um ciclo, onde todos devem trabalhar em conjunto em prol de um resultado que é a promoção do sucesso da criança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Edna, a reflexão ficou boa, mas senti falta da apresentação do material que foi produzido pelo grupo... Seu blog, de maneira geral está muito bom, principalmente porque está completo, porque evidencia suas refexões de forma muito bem sedimentadas e por buscar, sempre, estabelecer relações entre teoria e prática. Além disso, em seu portfólio, é possível percebermos que seus conhecimentos avançaram sobre a temática da escola em ciclos. Isso é fundamental para que você possa pensar de forma mais argumentada, fundamentada e, acima de tudo, pensar com base no conhecimento dessa estrutura e não baseada em pensamentos de outros... Parabéns!
ResponderExcluir