sábado, 26 de junho de 2010

Texto: “Currículo e Desenvolvimento humano” - Elvira Souza Lima – Indagações sobre Currículo


Continuando a leitura do material organizado pela Secretaria de Educação Básica e pelo MEC e com o assunto “currículo”, mas desta vez com o texto da Elvira Souza Lima que é consultora e pesquisadora de desenvolvimento humano.

Um pouquinho da história da escola

Fazendo um comparativo, antes o conhecimento era passado de geração para geração, de pais para filhos, ainda hoje isso ocorre, sendo este um papel culturalmente importante para a sociedade. Porém, em um dado momento foi necessário introduzir novas formas de transmissão de novos conhecimentos e saberes e percebeu-se a necessidade de criar um espaço separado para se encontrar “ a escola”.

Muitas coisas mudaram desde então, a escola e a arte de educar exigecada vez mais dos professores. Com essas exigências, foram criados novos processos de desenvolvimento. Por isso, a importância do currículo, segundo Elvira (2007) “um currículo que se pretende democrático deve visar à humanização de todos e ser desenhado a partir do que não está acessível às pessoas”.

Currículo

Todo currículo é ideológico e é idealizado com base no ser humano que se pretende formar e também nos próprios saberes e conhecimentos de quem o desenvolve. Não podemos esquecer que ele deve priorizar ainda o respeito a diversidade e fazer com que independente da hierarquia, posição social, etnia etc. todos tenham o mesmo conhecimento, respeitando também o conhecimento cultural de cada individuo. E é esse um dos maiores desafios ao fazer um currículo.




Um comentário:

  1. Edna, poderia ter ampliado suas reflexões sobre este texto... Ele fornece diversos elementos para pensarmos sobre as práticas curriculares que são desenvolvidas nas escolas.

    ResponderExcluir