Texto: “Currículo e Desenvolvimento humano” - Elvira Souza Lima – Indagações sobre Currículo
Continuando a leitura do material organizado pela Secretaria de Educação Básica e pelo MEC e com o assunto “currículo”, mas desta vez com o texto da Elvira Souza Lima que é consultora e pesquisadora de desenvolvimento humano.
Um pouquinho da história da escola
Fazendo um comparativo, antes o conhecimento era passado de geração para geração, de pais para filhos, ainda hoje isso ocorre, sendo este um papel culturalmente importante para a sociedade. Porém, em um dado momento foi necessário introduzir novas formas de transmissão de novos conhecimentos e saberes e percebeu-se a necessidade de criar um espaço separado para se encontrar “ a escola”.
Muitas coisas mudaram desde então, a escola e a arte de educar exigecada vez mais dos professores. Com essas exigências, foram criados novos processos de desenvolvimento. Por isso, a importância do currículo, segundo Elvira (2007) “um currículo que se pretende democrático deve visar à humanização de todos e ser desenhado a partir do que não está acessível às pessoas”.
Currículo
Todo currículo é ideológico e é idealizado com base no ser humano que se pretende formar e também nos próprios saberes e conhecimentos de quem o desenvolve. Não podemos esquecer que ele deve priorizar ainda o respeito a diversidade e fazer com que independente da hierarquia, posição social, etnia etc. todos tenham o mesmo conhecimento, respeitando também o conhecimento cultural de cada individuo. E é esse um dos maiores desafios ao fazer um currículo.
Edna, poderia ter ampliado suas reflexões sobre este texto... Ele fornece diversos elementos para pensarmos sobre as práticas curriculares que são desenvolvidas nas escolas.
ResponderExcluir