segunda-feira, 14 de dezembro de 2009



Quando a escola é de vidro

Esse texto da nossa queridíssima Ruth Rocha, retrata uma situação que encontramos ainda hoje em muitas escolas, em minha opinião trata-se de uma escola totalmente tradicional que utiliza-se de métodos adotados há muito tempo atrás, impondo regras e metódos para ensinar e avaliar.
Acredito que o princípio norteador da vida é a inovação ou o acompanhamento da inovação. As crianças de 15 anos atrás não eram como as crianças de hoje. Mudanças acontecem com todos a todo o instante e a escola deve acompanhar essas mudanças e inovar.
 O texto cita ainda o fato dos alunos serem moldados, prejudicando o desenvolvimento da criança, a liberdade de exprimirem seus desejos, suas curiosidades e seus pensamentos.  Esse modelo de educação, que infelizmente ainda existe entre nós, está com os dias contados e cada vez as crianças e adolescentes estão sendo vistos como sujeitos, com seus direitos e deveres sim, mas sobre-tudo com vontades, criatividade, tranformações e pensamentos críticos.
A torcida, é que no futuro, alunos, professores e escola tranformem-se juntos, aprendendo e ensinando mutuamente com liberdade.

Um comentário:

  1. Edna, procure aproximar-se mais dos propósitos 2 e 5. É importanta focalizar as relaçòes com a realidade, principalmente, a escolar. Além disso,é preciso que as reflexões sobre as postagens, sobre os textos se dêem de forma consistente, articulada, fundamentada e ilustrada conforme a realidade. Ok? Pense a respeito e assim que fizer alguma modificação, me notifique.
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir